A designer sueca Petra Fagerström foi a vencedora do Prêmio Challenge the Fabric (CTF) 2025. A premiação, que faz parte de um evento de dois dias realizado entre os dias 13 e 14 de maio em Milão, desafiou sete jovens designers de diversas partes do mundo a desenvolver uma peça utilizando fibras recicladas. 

O objetivo é evidenciar a criatividade e a qualidade que podem ser alcançadas com materiais mais sustentáveis. Ademais, Fagerström receberá um prêmio de €10.000 pela sua saia e casaco estruturados e perfurados, confeccionados com o tecido Sappi Verve jersey e Ecocell™ twill.

“Estou extremamente grata por este prêmio. E, honestamente, participar do CTF foi uma experiência maravilhosa”, declarou a designer nos bastidores após receber a premiação. “Nos últimos dois dias, conheci muitos designers talentosos e inovadores. Ganhar esse prêmio é um grande impulso para minha marca neste momento”, afirmou ela à Vogue Business.

Criações de Petra a levaram a vencer o famoso prêmio – Foto: T-Space Studio

Sobre a designer

Formada em fevereiro deste ano no mestrado em design de moda feminina pela Central Saint Martins (CSM), Fagerström é famosa por sua técnica de plissado lenticular que cria ilusões ópticas. Geralmente aplicada em saias e vestidos, combinada com jaquetas esculturais ou peças sobrepostas. 

Contudo, ela lançou oficialmente sua marca em setembro, com o apoio do incubador do Swedish Fashion Council (SFC). Tudo isso após ter sido selecionada durante seus estudos em 2023. Além disso, o SFC também já impulsionou talentos emergentes como Hodakova e All-In.

Vale lembrar que, na sua primeira temporada na vitrine do SFC para o outono/inverno 2025, a designer conseguiu garantir três importantes pontos de venda: Dover Street Market, H Lorenzo e 10 Corso Como. No entanto, Fagerström ainda opera sozinha, e o prêmio do CTF será fundamental para ajudá-la na produção de sua primeira coleção para as lojas.