A Balenciaga anunciou nesta terça-feira, 13, a nomeação de Nathalie Raynaud como sua nova CEO adjunta.
Raynaud integrou a equipe da marca do grupo Kering há quatro anos, inicialmente liderando a unidade de artigos de couro. Em 2023, foi promovida ao cargo de diretora de produtos, onde desempenhou um papel crucial na elevação das vendas de artigos de couro da Balenciaga. Assim, diminuiu a dependência da marca em relação ao streetwear e aos tênis.
Entre os lançamentos bem-sucedidos estão as bolsas Cagole, Rodeo e Bel Air, além do relançamento da icônica bolsa City.
Ela irá reportar-se a Gianfranco Gianangeli, que assumiu a direção executiva da marca em janeiro, sucedendo Cedric Charbit. A ex-CEO adjunta, Laura du Rusquec, deixou a Balenciaga no ano passado para assumir a liderança da Ganni.
A promoção de Raynaud ocorre em um momento em que a Balenciaga busca estabilizar suas operações. Tudo isso especialmente com a saída de seu renomado designer em um mercado desafiador para produtos de luxo.
Mudanças de mercado
Demna, que ocupa o cargo de diretor criativo da Balenciaga desde 2015, deverá assumir oficialmente as funções na Gucci, outra marca sob o guarda-chuva do Kering, após uma última apresentação couture prevista para julho.
A Balenciaga continua sob pressão e a marca tem mostrado uma resiliência maior em comparação com muitos outros nomes do setor de moda de luxo nos últimos trimestres.
De acordo com informações do grupo Kering, as vendas no primeiro trimestre caíram 9% na unidade “Outras Casas”, que inclui Balenciaga, Brioni, Boucheron, McQueen e Pomellato.