Christie’s se prepara para apresentar ao mundo o Golconda Blue, um diamante azul Fancy Vivid de 23,24 quilates, considerado o maior já leiloado. Este notável exemplar será o destaque da venda Magnificent Jewels da casa de leilões, marcada para o dia 14 de maio no Hotel Four Seasons des Bergues, em Genebra. O valor estimado para essa joia impressionante varia entre 35 milhões e 50 milhões de dólares.
O diamante está montado em um anel projetado pela renomada joalheria JAR e é classificado entre as pedras preciosas mais raras e significativas já descobertas.
A origem do Golconda Blue remonta a Yeshwant Rao Holkar, o Maharaja de Indore, uma figura cosmopolita das décadas de 1920 e 1930, reconhecido por seu gosto apurado em arte e joias. Em 1923, ele encomendou à Chaumet a confecção de uma pulseira que incorporava o diamante azul em formato de pêra pesando 23 quilates. Uma década depois, a Mauboussin transformou a pedra em parte de um colar usado pela Maharani, eternizado em um retrato por Bernard Boutet de Monvel.
História da pedra
No ano de 1947, o diamante foi adquirido por Harry Winston, que posteriormente vendeu-o como um broche para o Maharaja de Baroda. Após ser reacquirido e novamente vendido, o Golconda Blue retorna ao mercado pela primeira vez desde então.
“Gemas nobres excepcionais dessa magnitude aparecem no mercado uma vez na vida”, declarou Rahul Kadakia, chefe internacional de joias da Christie’s, segundo a WWD. “Ao longo de seus 259 anos de história, a Christie’s teve a honra de oferecer algumas das mais importantes pedras Golconda do mundo, incluindo o diamante Archduke Joseph, o Princie e o Wittelsbach. Com sua herança real, cor extraordinária e tamanho excepcional, o Golconda Blue é realmente um dos diamantes azuis mais raros do planeta”.

O termo “Golconda” é amplamente reconhecido no mundo da joalheria como sinônimo dos diamantes e gemas mais finos, caracterizados por sua luminosidade, transparência e pureza intrínseca. Além disso, designa gemas extraídas dos antigos campos de diamantes do Leste da Índia. Entre as pedras mais famosas originárias dessa região estão o Diamante Agra, o Diamante Hope exibido no Smithsonian, o Koh-i-Noor que integra as Joias da Coroa Britânica, o Darya-i-Nur no Irã e o Diamante Princie.