O dia 8 de março lembra a constante busca das mulheres por igualdade em todos os setores: sociais, políticos, profissionais e econômicos. Além de celebrar as conquistas femininas, esta data também destaca a importância dos direitos das mulheres, ainda escassos em diversas partes do mundo.
Para homenagear a data, reunimos 21 mulheres de sucesso que compartilham suas trajetórias e oferecem conselhos para aquelas que buscam seguir o mesmo caminho.
Anna Carolina Bassi – Cofundadora da Carol Bassi

Empreendedora e influenciadora, Anna Carolina Bassi tem uma sólida trajetória no universo fashion. Fundadora da Carol Bassi, sua marca de moda atemporal e premium, ela reflete sobre os desafios do empreendedorismo feminino: “Me sinto realizada com o que conquistamos na Carol Bassi ao longo desses anos. O segredo está em se rodear de pessoas que te inspiram e incentivam a ser sua melhor versão”, afirma.
Lelê Saddi – Cofundadora do Grupo Pop

Com quase 20 anos de experiência, Lelê Saddi é referência no empreendedorismo feminino. Cofundadora do Grupo Pop, uma holding de agências, ela compartilha: “Sempre busquei potencializar meus pontos fortes e ajudar meus clientes a alcançar seus objetivos. Como mãe, aprendi a ser mais objetiva, o que reflete também no trabalho. Defendo a mulher como figura fundamental em qualquer negócio.”
Bianca e Fernanda Inglesis – Fundadoras da Inglesis

As irmãs Bianca e Fernanda Inglesis fundaram a marca Inglesis, de moda feminina autoral, em 2020. “Criamos roupas que trazem nossa essência e, a partir delas, proporcionamos conforto e poder às mulheres”, explica Bianca. Fernanda complementa: “Nosso conselho é olhar para si mesma, pois o maior diferencial de uma marca é ser autêntica.”
Gabriela Medeiros – Diretora Criativa da Martha Medeiros

Gabriela Medeiros assumiu a grife Martha Medeiros e trouxe um novo posicionamento à marca. Ela reflete sobre o empreendedorismo: “É importante se reinventar constantemente e entender as mudanças do mercado, mantendo a essência sofisticada e o trabalho manual que sempre nos caracterizou.”
Nastácia Schacht – Fundadora da Charth

A mineira Nastácia Schacht fundou a marca Charth, que valoriza os detalhes e a autoestima das mulheres. “O maior desafio é inovar dentro da nossa identidade. É crucial ser fiel a ela para que sua marca seja lembrada”, afirma.
Carol Celico – CEO da NIINI e Presidente da Fundação Amor Horizontal

Carol Celico, mãe e empresária, é a CEO da NIINI e presidenta da Fundação Amor Horizontal. “O maior aprendizado que tive foi enfrentar os desafios com segurança em mim mesma. Conquistar o que desejamos passa pela confiança”, compartilha.
Thais Canhadas – CEO da ILIKIA

À frente da ILIKIA, empresa de medicina estética e cosméticos, Thais Canhadas destaca a sensibilidade feminina no empreendedorismo: “A criatividade feminina transforma negócios. Acredito que a beleza vai além da estética, é uma ferramenta de autoconfiança e bem-estar.”
Juju Norremose – Influenciadora e Sócia da Haoma

Com 1,5 milhões de seguidores, Juju Norremose construiu sua carreira no digital e se tornou sócia da Haoma, marca de chocolates saudáveis. “O empreendedorismo feminino exige desafios, mas, quando alinhado com propósito, o sucesso vem com transparência e consistência”, afirma.
Cici Navarro – Cofundadora do Grupo Cherie

Odontopediatra e fundadora da Dra. Cherie, Cici Navarro reinventa o mercado de moda com inovação. “O sonho só vira realidade quando colocado em ação. O mundo precisa de quem acredita e faz acontecer, mesmo com medo”, diz Cici.
Andrea Bogosian – Fundadora e Diretora Criativa da Andrea Bogosian

À frente de sua marca desde 2008, Andrea Bogosian destaca a autenticidade no empreendedorismo. “A criatividade é essencial para se diferenciar no mercado e, assim, conquistar seu espaço”, compartilha.
Gabriela Silvarolli – Diretora de Marketing da Corello

Com 60 anos de história, a Corello é referência no mercado de acessórios. Gabriela Silvarolli, responsável pelo rebranding, comenta: “Aprendi com mulheres fortes da minha família que a determinação é essencial para se manter resiliente diante dos desafios.”
Agnes Crocchi, Lucinda Aziz e Vânia Almeida – Sócias do Grupo Agilità

Fundadoras do Grupo Agilità, as três amigas cariocas compartilham sua trajetória de mais de 40 anos no empreendedorismo: “Escute sua intuição e tenha clareza do que deseja. O sucesso virá ao seu encontro”, afirmam.
Luiza Mallmann – Diretora Criativa da Ryzí

Luiza Mallmann, diretora criativa da Ryzí, aposta na autenticidade para criar coleções inspiradas em suas viagens. “Ser mulher e empreender tem desafios, mas também traz muitos aprendizados. O segredo é não desistir”, diz Luiza.
Luciana Won, Diretora Criativa da Dolps

Luciana Won é um dos nomes mais relevantes no mercado de moda festa. Como diretora criativa da Dolps, ela segue inovando com coleções únicas. “Ser mulher ainda carrega estigmas, apesar do progresso social. Além disso, como mãe, percebo que o papel da mulher ainda está muito associado ao cuidado do lar e à criação dos filhos. Por isso, a Dolps tem como objetivo valorizar a figura feminina e elevar a autoestima de quem veste nossos vestidos. Isso, sem dúvida, é fundamental para mim”, compartilha Luciana.
Daniela Falcão, Fundadora e CEO do Nordestesse

Daniela Falcão é exemplo de empreendedorismo feminino. Após anos no jornalismo, ela criou o hub de marcas nordestinas Nordestesse, que reúne criadores de todos os estados do nordeste. Dessa forma, ela resgata a cultura local e ressignifica o conceito de luxo e beleza. “Empreender me abriu um novo mundo e me mostrou uma nova versão de mulher. Embora o caminho possa ser desafiador, quando encontramos o que amamos, somos capazes de tudo!”, conta Daniela.
Luiza Mattos, Diretora de Marketing e Digital do Hotel Ponta dos Ganchos

O Ponta dos Ganchos se destaca por suas experiências wellness e pelo serviço de excelência. À frente da estratégia de marketing e digital, Luiza Mattos fortalece a imagem do hotel. “Sempre fui reconhecida nas empresas por onde passei, e no Ponta dos Ganchos não foi diferente. Cheguei em um momento de transição de carreira, e minhas ideias foram acolhidas. Para mim, ser mulher significa estar ainda mais preparada, atenta aos detalhes”, compartilha Luiza.
Nayane Moitinho, Diretora Criativa da Sonho dos Pés

Nayane Moitinho é a força criativa da Sonho dos Pés, uma marca carioca com 36 anos de história. Sua equipe de diretoria e gestão é composta por 80% de mulheres. À frente da direção criativa, Nayane tem transformado a marca com uma visão única, unindo estilo e conforto. “A moda deve ser democrática, acessível e autêntica. Meu trabalho, portanto, é conectar as pessoas com sua própria essência”, afirma Nayane.
Carol Rabello, Diretora de Estratégia da Iorane

Há mais de 15 anos, Carol Rabello lidera a estratégia da grife brasileira Iorane. Ela busca sempre inovação e alinhamento com as tendências do mercado, que está em constante mudança. “Embora tenhamos um público fiel, a atenção às mudanças e demandas é essencial. Os desejos se atualizam, e devemos atendê-los sem abrir mão da qualidade excepcional, que é uma característica fundamental da marca”, explica Carol.