O De Beers Group, referência mundial no setor de diamantes, decidiu encerrar as operações da Lightbox, sua marca voltada para joias com diamantes cultivados em laboratório. Desde 2018, a Lightbox atendeu à demanda por alternativas éticas e acessíveis, mas viu seu valor despencar diante da saturação e da queda acentuada nos preços.
Com a queda nos preços de atacado e a distribuição em larga escala no setor de diamantes sintéticos, o grupo decidiu redirecionar seus investimentos. Além disso, a decisão reflete um reposicionamento estratégico. Assim, focará em diamantes naturais, considerados itens raros, que sustentam o legado e o posicionamento de luxo da marca.
Mais informações
Segundo a marca, o encerramento inclui negociações para a venda de ativos remanescentes, como estoques, com potenciais compradores já identificados. Paralelamente, a De Beers reforça seu compromisso com a inovação industrial por meio da Element Six. A subsidiária que continuará a produzir diamantes sintéticos. Que terá produção exclusiva para aplicações tecnológicas e industriais, com destaque para os setores de semicondutores e tecnologias quânticas, segundo o WWD.
Portanto, a reestruturação se alinha à estratégia corporativa da Anglo American, controladora da De Beers, que planeja alienar ou desmembrar a joalheria até o final de 2025. Além disso, a marca busca simplificar seu portfólio global e liberar valor para os acionistas.
Vale destacar que a De Beers trabalhará em estreita colaboração com funcionários, parceiros de varejo, fornecedores e outras partes interessadas para garantir um processo tranquilo nos próximos meses. Além de prestar suporte para clientes com compras existentes, incluindo garantias e serviços pós-venda, durante o processo de encerramento.