SERRA DAS ALMAS, novo longa do cineasta pernambucano Lírio Ferreira, chega aos cinemas brasileiros em 24 de abril. A produção, uma coprodução entre Carnaval Filmes e Urso Filmes, tem distribuição da Imagem Filmes. O filme fez sua estreia mundial na Première Brasil do Festival do Rio em 2024 e venceu o prêmio Netflix na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Com uma narrativa intensa e psicológica, promete prender o público do início ao fim.
Contando com Julia Stockler, Ravel Andrade, Mari Oliveira e David Santos no elenco, o filme acompanha um grupo de desajustados envolvidos em um roubo de joias, em Pernambuco. Ao longo da trama, as relações desses personagens com a morte e seus sonhos os conduzem por uma serra misteriosa e macabra. Assim, a Serra das Almas, que dá nome ao longa, se torna um local simbólico, refletindo os destinos trágicos dos que ali se aventuram.
Com títulos como “Baile Perfumado”, “Árido Movie” e “Sangue Azul” em seu histórico, Lírio Ferreira imprime sua marca registrada nessa nova obra. Segundo o diretor, SERRA DAS ALMAS reflete sobre a transição entre passado e futuro. Além disso, explora as cicatrizes invisíveis deixadas pela vida e como moldam as decisões dos personagens, ainda que nem sempre da melhor forma.
“Como em outros filmes que fiz, em SERRA DAS ALMAS essa atmosfera agrestina influencia profundamente as motivações e reações dos personagens. A situação adversa e absurda da trama, proporcionada pelo acaso, torna tudo ainda mais intenso. Paradoxalmente, os ambientes claustrofóbicos desse cárcere inesperado aproximaram naturalmente a câmera dos rostos e expressões. Dessa forma, criou-se uma intimidade forçada, à qual os personagens foram submetidos”, explica o cineasta.