A Allumettes, marca franco-brasileira de Juliana Martinelli e Claudia Xavier, transforma caixas de fósforos em objetos de arte por meio de intervenções artísticas. Nesta edição da SP Arte, a marca convidou o arquiteto e designer Luciano Dalla Marta para assinar o espaço expositivo e uma série especial de três caixas intituladas “Murais”.
O projeto se inspira no Palácio Capanema, um dos primeiros edifícios modernistas do Brasil. Como destaque, um painel feito com mais de 1.200 caixas de fósforos descartadas, formando o mesmo padrão visual da série de caixas.

Luciano Dalla Marta comenta: “Quando recebi o convite para desenvolver o projeto, pensei muito na relação entre os arquitetos desse período, que sempre me inspiraram. Niemeyer, por exemplo, desenvolveu trabalhos importantes na França, país que faz parte da identidade da Allumettes. Além disso, Le Corbusier colaborou com Niemeyer no projeto do Palácio Capanema, em 1936. Busquei nesse intercâmbio cultural a inspiração para o espaço na Bienal”.
A Allumettes já colaborou com artistas renomados, como Adriana Varejão, Regina Silveira, Nara Ota e Anish Kapoor. Também tem parcerias com instituições prestigiadas, como o Inhotim e o MAM. Com sua participação na SP Arte, a marca reafirma sua missão de transformar objetos cotidianos em expressões artísticas de alto impacto.