A viagem ao Butão foi organizada por Renata Rocha, especialista em learning journeys. A convite do Rei Jigme, tivemos a oportunidade única de conversar com grandes líderes do país e conhecer um pouco mais sobre esta nação onde a Tradição, Autenticidade, Espiritualidade e Liberdade se encontram com um ambiente empreendedor e gentil.

Liderança visionária

O Rei Jigme é uma figura superinteligente, acessível, com um perfil discreto, de bom coração e visão empresarial. Sua postura de estadista é aliada à de um empresário, sempre com a mente voltada para o futuro. O primeiro-ministro, simpático e afiado, é rápido em identificar oportunidades que possam beneficiar o país. Kalu Rimpoche, líder religioso e representante do Dalai Lama, é altamente espiritualizado, mas com os pés firmemente no chão do mundo real. Kama Ura, responsável pela Cultura da Felicidade, também se destacou como uma figura importante.

Desafios e inovações

Esses líderes são altamente preparados, comunicam-se de forma direta e assertiva, e estão profundamente comprometidos com o crescimento do país. Eles são conscientes dos desafios que enfrentam e estão criando oportunidades através de iniciativas inovadoras e corajosas, como a Mindfulness City. Valorizam sua cultura, a natureza, os conceitos do budismo e reconhecem o potencial de influência da região sul-asiática nas áreas de tecnologia, criptomoedas e zonas autônomas, como em Cingapura e Hong Kong. O Butão apresenta vantagens notáveis: é um país com carbono negativo, corrupção zero e a Cultura da Felicidade, que são diferenciais atrativos.

Desafios sociais e econômicos

O povo do Butão tem grande admiração pelo Rei e um profundo respeito pelas tradições. No entanto, o país enfrenta um desafio significativo: manter seus jovens dentro do território, oferecendo educação de qualidade e oportunidades de trabalho, com o objetivo de aumentar a renda per capita. Embora ainda não haja uma grande pressão social, é evidente que, com o acesso crescente às mídias sociais, os jovens estão se tornando mais ambiciosos. O governo e seus dirigentes estão cientes dessa realidade e buscam soluções para acomodar essas novas demandas.

Inovação e Gestão Pública

O Butão é extremamente inovador na gestão pública e privada, com uma clara consciência de necessidade de adaptação rápida para impulsionar o avanço do país e melhorar a qualidade de vida de sua população.

Espiritualidade no coração do país

A parte espiritual do Butão é fortíssima, com o budismo vajrayana sendo a principal crença. O país está repleto de templos impressionantes, lamas, monges (representando 5% da população de 700 mil pessoas), líderes religiosos, meditação, mantras e oráculos. Um aspecto curioso é que muitos desses monges se casam, têm filhos e levam uma vida comum, algo que desafia as expectativas tradicionais. No entanto, a falta de mulheres em posições de liderança religiosa, política ou empresarial aponta para oportunidades de crescimento nesse campo.

Cultura e liberdade

O povo butanês é gentil, puro e com um forte senso de comunidade. Valorizam sua cultura local e não estão excessivamente influenciados pelo Ocidente, mas ao mesmo tempo, vivem com muita liberdade. No Butão, todos têm o direito de se casar com quem quiserem, quando e como desejarem, sem a rigidez das regras típicas de outros países religiosos.

 

O Butão: Liberdade e Felicidade

Essencialmente, o Butão é um país que valoriza e pratica a liberdade e a felicidade, características fundamentais de sua identidade.

Gastronomia e hospedagem

A comida do Butão é excelente para quem aprecia a cozinha asiática, com temperos fortes e ingredientes locais. Durante nossa estadia, ficamos no Six Senses, que oferece um serviço espetacular. O hotel é superconfortável, com arquitetura e decoração deslumbrantes, localizado em Punakha e Thimphu, com um bate e volta a Paro. Tivemos a oportunidade de fazer uma caminhada de 700 metros até o Tigers Nest, um templo incrustado na pedra, uma experiência desafiadora e recompensadora.

Recursos naturais e paisagens

O Butão é um país abençoado com vastos recursos naturais, como florestas, água, minério e uma fauna e flora abundantes. Nos cinco dias que passamos lá, conseguimos explorar algumas das paisagens mais bonitas que já vimos.

Uma experiência inesquecível

Foi uma das experiências mais enriquecedoras e diferenciadas que já tivemos na Ásia. O Butão é um lugar que, além de ajudar a aquietar a mente, também aquece o coração. Um destino único, que marca profundamente qualquer visitante.