A Dermatologia está repleta de inovações que prometem transformar a forma como cuidamos da pele. Desde canetas emagrecedoras até novos tratamentos de fotoproteção, as novidades são muitas. A Biotec, empresa especializada em dermocosméticos, e a farmacêutica Patrícia França, gestora científica da empresa, compartilham as tendências mais recentes para 2024.
Canetas emagrecedoras no consultório
As “canetas emagrecedoras” ganharam destaque nos consultórios dermatológicos. Medicamentos como os análogos de GLP-1 estão ajudando a tratar condições como obesidade e resistência insulínica, que impactam diretamente a saúde da pele. “A resistência à insulina afeta condições dermatológicas como acne e psoríase. Por isso, esses medicamentos são aliados importantes no consultório”, explica Patrícia França. Além disso, ela também destaca o papel da Metformina e da Berberina no controle glicêmico e no tratamento de doenças de pele.
A volta do Retinol
Embora o retinol continue sendo um dos ativos mais eficazes contra o envelhecimento da pele, novas alternativas estão surgindo, como o CycloRetin, que promete efeitos semelhantes com menos irritação. “O CycloRetin atua na renovação celular e melhora a firmeza da pele, com menos efeitos colaterais do que o retinol convencional”, afirma a especialista.
Fotoproteção biológica
A fotoproteção biológica é uma das tendências mais promissoras. Esse tipo de proteção vai além dos filtros solares e age nas células para prevenir o dano causado pela radiação UV. “A fotoproteção vai além do filtro solar. Ativos como o Alistin e o OTZ 10 ajudam a proteger o DNA da pele e prevenir o fotoenvelhecimento”, explica Patrícia. Assim, esses ingredientes ajudam a manter a saúde da pele, evitando manchas e inflamação.

Proteção para cabelos escuros
Além disso, pessoas com fototipos mais altos (pele escura) precisam de cuidados especiais. Estudos mostram que seus cabelos absorvem mais luz solar e, por isso, exigem maior proteção. Produtos com ativos como Epinutrix e Pro.Care AOX ajudam a fortalecer a barreira cutânea e a proteger os fios. “Esses ativos combatem o envelhecimento precoce e protegem contra os danos do sol”, afirma a especialista.
Algoritmo da beleza
Patrícia França também compartilha um algoritmo de cuidados para melhorar os resultados de tratamentos dermatológicos. O objetivo é combater o estresse oxidativo, a glicação do colágeno e a inflamação. “O uso de ativos como a Vitamina C e o Ácido Tranexâmico, além da suplementação de Glycoxil, pode ajudar a melhorar os resultados dos tratamentos”, afirma. Dessa forma, esse algoritmo orienta a aplicação de cuidados antes e depois de procedimentos estéticos.
Cuidados pós-procedimento estético
Após tratamentos com laser, a suplementação de Fosfolipídeos de Caviar tem mostrado bons resultados, especialmente em peles latinas. “O F.C. Oral ajuda a prevenir a hiperpigmentação pós-inflamatória e melhora a recuperação da pele”, explica Patrícia. Em um estudo recente, foi comprovado que a suplementação reduziu em 30% o risco de manchas em peles mais escuras.
FONTE: BIOTEC – Biotec oferece inovações e conceitos de beleza com base em estudos científicos para melhorar a saúde da pele e o bem-estar. Instagram: @biotecmagistral.