A cidade de São Paulo celebrará os 20 anos da Virada Cultural com uma programação extensa e diversificada. Organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento contará com mais de 800 atrações gratuitas espalhadas por todas as regiões da capital. Os shows acontecerão em mais de 15 palcos oficiais, promovendo música, arte e cultura para todos os públicos.
Além dos nomes já confirmados, como Luísa Sonza, João Gomes, MC Hariel, Vanessa da Mata e Mumuzinho, novos artistas se juntam à programação. BK, Djonga, Banda Uó convida Gaby Amarantos, Tássia Reis, Rincon Sapiência, MC Don Juan e Jonas Esticado também sobem aos palcos. A música gospel estará representada por Ton Carfi e Cassiane. Ainda mais, festas independentes como a ¡SÚBETE! prometem animar a multidão.
Cultura para além da música
A Virada não se limita aos shows. O evento também dá espaço para o teatro, dança, circo e artes visuais. Por exemplo, o espetáculo “Casa Grande e Senzala – Manifesto Musical Brasileiro” será encenado no Teatro Paulo Eiró, na Zona Sul. Já a peça “O Avesso da Pele”, baseada no livro de Jeferson Tenório, será apresentada no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca. Além disso, Isabel Teixeira protagoniza “Jandira – Em Busca do Bonde Perdido” no Teatro Alfredo Mesquita, em Santana.
Enquanto isso, o circo marca presença com o grupo BigBag Biolumini, que se apresentará no centro da cidade. A dança também terá destaque com o espetáculo Epifania, da Cia Intuição, no Teatro Cacilda Becker, na Lapa.
Parcerias com instituições culturais ampliam a Virada
Outra novidade desta edição é a participação de instituições culturais parceiras. Equipamentos como o MASP, Itaú Cultural, IMS Paulista, Japan House, Unibes Cultural, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural Coreano e 20 unidades do SESC integrarão a programação.
Por exemplo, o MASP ficará aberto gratuitamente durante o evento. Já o Centro Cultural Coreano oferecerá oficinas, exibição de animes, bate-papos e estandes com livros. Além disso, o Centro Cultural Fiesp contará com peças de teatro e exposições.
No SESC, o público poderá assistir a artistas como Otto, Leci Brandão, Pato Fu, Tasha e Tracie, Black Pantera e Luedji Luna. A diversidade de estilos e formatos culturais promete tornar a Virada 2025 uma das mais completas da história do evento.
Programação completa
A programação completa será divulgada em breve no site oficial da Virada: viradasp.com.br. As atividades do SESC poderão ser consultadas em: sescsp.org.br/sescnavirada
Detalhes do Evento
Local: São Paulo
Data de Início: 25/05/2025
Data de Término: 25/05/2025
Disponibilidade: Disponível