Na última quarta-feira, 23, a Nike anunciou um projeto ambicioso que pretende apoiar a corredora queniana Faith Kipyegon em uma tentativa histórica. Tornar-se a primeira mulher a completar uma milha em menos de quatro minutos.

Para alcançar esse objetivo sem precedentes, a Nike desenvolveu a iniciativa Breaking4, um programa que combina tecnologias de ponta, engenharia biomecânica avançada e um plano de treinamento estruturado.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nike (@nike)

Como parte desse esforço, a empresa está criando calçados e roupas adaptados às especificidades físicas da atleta, com o intuito de maximizar cada aspecto de sua performance. A tentativa de quebra de recorde está marcada para o dia 26 de junho, no Stade Charléty, em Paris.

Detalhes do projeto

Além disso, essa movimentação ocorre em um momento crucial para a empresa. Após enfrentar uma sequência prolongada de resultados abaixo das expectativas e mudanças na liderança executiva, a Nike busca recuperar sua posição no mercado de calçados de alto desempenho. Por sua vez, a retomada exige muito mais do que marketing, requer o resgate da herança da marca como referência em inovação esportiva.

A empresa também se apoia na experiência adquirida com o projeto Breaking2. Na ocasião, três corredores participaram de uma tentativa coordenada para ultrapassar a barreira das duas horas na maratona.

A campanha resultou no desenvolvimento do Vaporfly, um tênis de corrida com placa de carbono, comercializado por cerca de US$250, aproximadamente R$1.420 na cotação atual, que revolucionou o mercado de performance esportiva. O modelo, embora polêmico, comprovou sua eficácia.

Sobre a atleta

Natural do Vale do Rift, no Quênia, Faith Kipyegon, de 31 anos, é tricampeã olímpica e emerge como uma figura de inspiração tanto no campo esportivo quanto no social.

Além disso, a atleta é referência e sempre manifesta suas opiniões de forma pública. Recentemente, Faith fez uma declaração sobre o posicionamento diante de uma preocupante onda de feminicídios em seu país, envolvendo, inclusive, atletas de elite.