Quando criou o vlog “Diário de um Gago” aos oito anos, Bernardo Lessa não imaginava que, duas décadas depois, estaria entre os nomes mais promissores do mercado audiovisual. Aos 27 anos, o baiano acaba de ser selecionado para o Cannes Makers, programa de formação do Marché du Film. Com isso, ele se torna o primeiro profissional do mundo a passar pelos três principais laboratórios de talentos dos festivais de cinema: Locarno, Berlim e Cannes.

Uma trajetória que começa na infância

Desde criança, Bernardo buscava formas de se comunicar apesar da gagueira. Criou o vlog como um espaço de expressão. Nunca mais parou de contar histórias. Foi durante o curso de Cinema e Audiovisual da UFPE, em Recife, que descobriu sua vocação: mais do que filmar, ele queria conectar obras ao público.

Do Recife ao mercado internacional

Aos 19 anos, começou a trabalhar no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. Em 2019, mudou-se para São Paulo para atuar na Vitrine Filmes. Passou do atendimento à coordenação de negócios, e participou do lançamento de mais de 40 títulos. Entre eles, Bacurau, A Vida Invisível e Druk – Mais Uma Rodada.

Na Conspiração Filmes, foi coordenador de financiamento e vendas internacionais. Trabalhou em grandes projetos, como O Auto da Compadecida 2 e Velhos Bandidos. Atualmente, é Gerente de Lançamento da Sessão Vitrine Petrobras e sócio da Tanto, empresa focada em marketing, formação e produção no cinema independente.

Reconhecimento internacional

Bernardo também representa o Brasil fora do país. Foi o único latino selecionado para o U30 de Locarno, em 2021. Em 2025, participou do Berlinale Talents, na Alemanha. Agora, integra o Cannes Makers, programa que une jovens líderes do mercado global. A formação é voltada a vendas internacionais, com foco em diversidade, sustentabilidade e inovação.

Um olhar para o futuro

Em meio a viagens, pitches e planilhas de financiamento, Bernardo mantém a simplicidade. “Escolhi o audiovisual porque era a única forma de me comunicar sem gaguejar. Hoje atuo nos bastidores, ajudando o mercado a encontrar linguagem para algumas de suas gagueiras, como a distribuição e o financiamento”, conta.

Com uma trajetória sólida e inspiradora, Bernardo Lessa segue abrindo caminhos. Não só para si, mas para que mais histórias brasileiras encontrem seu espaço no mundo.

RSVP é uma plataforma dedicada a eventos, cultura e lifestyle. Oferece entrevistas, coberturas e conteúdos produzidos por um time de colaboradores e colunistas com expertise em tendências, voltados para leitores que buscam insights relevantes e abrangentes.