A Shiseido, famosa empresa japonesa de cosméticos, anunciou uma repentina alteração em sua liderança, motivada pela queda nas vendas de sua divisão nas Américas.

Ron Gee, que ocupava o cargo de CEO da unidade americana, decidiu se afastar do cargo e será sucedido por Alberto Noé, atual CEO da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) da companhia. A informação foi divulgada em um comunicado na última terça-feira, 15. Noé, que integra a equipe da Shiseido desde 2013, assumirá a posição interina na América enquanto continua à frente das operações na EMEA.

Os resultados financeiros da Shiseido apresentaram uma queda significativa de 73% no lucro em 2024, reflexo direto de uma crise contínua no mercado chinês e nas vendas de produtos em lojas de viagem. A divisão americana também foi afetada por essa desaceleração que permeia o setor de beleza globalmente.

Números de vendas

No que diz respeito às vendas líquidas comparáveis da Shiseido nas Américas, houve uma redução de 7% em 2024, resultado principalmente do desempenho insatisfatório da marca Drunk Elephant. Essa linha de cuidados com a pele registrou uma queda abrupta de mais de 60% nas vendas na América no quarto trimestre do ano passado, contribuindo para um declínio total superior a 30% na região ao longo do ano. 

Em contrapartida, outras marcas como Nars e Shiseido apresentaram crescimento, enquanto a Dr. Dennis Gross Skincare alcançou resultados dentro das expectativas estabelecidas, conforme relatório financeiro do ano.