Em uma comemoração especial pelo 25º aniversário da Armani Casa, a renomada marca italiana revelou uma nova coleção que reflete a profunda admiração de Giorgio Armani pela cultura do Oriente. Esta linha, intitulada “Oriental Inks”, foi apresentada durante a Milan Design Week, em um evento que destacou não apenas o talento criativo de Armani, mas também a rica interação da marca com a cidade de Milão.
O lançamento ocorreu na ampla loja da Armani Casa na cidade, bem como em 15 vitrines especialmente decoradas, cada uma delas contando uma parte da história da nova coleção. Armani comentou sobre a importância desse diálogo com Milão, especialmente durante o Salone, quando a cidade se transforma em um espaço vibrante e cosmopolita.
Após dois anos de exposições na histórica sede do Palazzo Orsini, localizada na Via Borgonuovo, o designer decidiu redirecionar seu foco para a loja no Corso Venezia. Este espaço dinâmico foi projetado para se adaptar às configurações em constante mudança, proporcionando novas experiências visuais aos visitantes.
Giorgio Armani enfatizou que “as novas peças, autênticos exemplos do mais alto nível de artesanato, são visíveis através das janelas para qualquer pessoa que passe. A ideia de criar surpresas que capturem a atenção é algo que aprecio, ampliando horizontes que muitas vezes estão se tornando cada vez mais estreitos”.

Novos “abusos”
A coleção não apenas respeita o pragmatismo estético característico de Armani, mas também explora um gosto mais decorativo, apresentando bordados intrincados e cores vibrantes. Entre as peças destacadas está a nova cama Amedeo, com estrutura acolchoada e estofamento de seda fina, totalmente bordada à mão com um motivo de selva, que se estende até as almofadas. Outro exemplo é a poltrona Pascal, revestida em um profundo tom de vermelho com um dragão bordado nas costas.

A exibição da coleção ocorreu em ambientes elaborados com grandes paredes revestidas de painéis de papel de arroz, típicos das interiores japonesas. Essas paredes foram adornadas com aquarelas e desenhos em tinta que retratam bambus e vegetações tropicais.
Uma série especial de itens foi confeccionada com cetim e veludo totalmente bordados à mão, utilizando até 50 materiais diferentes – incluindo lantejoulas e fios metálicos – para enriquecer móveis únicos e exclusivos.
Outros elementos inspirados no Oriente podem ser vistos nos detalhes do mobiliário, como o cabo do armário Virtù que lembra uma espada katana e o dragão em folha de ouro sobre sua superfície de madeira clara.
Mais móveis
A nova versão do console Seine apresenta um rico veludo verde-líquen bordado com motivos de dragões em fio metálico e pérolas tridimensionais. Além disso, novos móveis foram introduzidos na coleção, incluindo uma mesa redonda laqueada com acabamento acetinado e base em formato de bambu em latão leve.
A Armani Casa também lançou um novo conjunto de louças Arthur em porcelana branca e talheres Annabel com logotipo. No último outono, Armani inaugurou um novo edifício em Madison Avenue, Nova York. O local foi completamente redesenhado para incluir unidades residenciais e as boutiques Giorgio Armani e Armani/Casa, além do restaurante Armani/Ristorante, que abriu suas portas em novembro.