À frente da itens, Mariana Amaral celebra o design autoral brasileiro com propósito, afeto e identidade. Para a SP–Arte 2025, a diretora criativa apresenta novas coleções que unem tradição, inovação e homenagens à cultura nacional — sempre com foco em iluminar histórias.
Qual é a proposta da itens na SP–Arte 2025 e como ela contribui para a valorização do design brasileiro?
Nesta edição, trago a coleção REDOMA, desenhada por Ana Neute; a coleção MARIA BONITA, que assinei em homenagem ao feminino que vence barreiras; a luminária DERRETIDA, criação de Marcelo Stefanovicz para a Itens; a luminária pendente TANGERINA, de Elvira Schuartz; e a coleção VIDA, assinada por Mariana Prestes.
Com esses lançamentos, reafirmo meu compromisso com a valorização do design autoral brasileiro em iluminação. Tenho um olhar atento às novas gerações, e minha abordagem, que mescla tradição e inovação, reflete minha missão de criar peças que não apenas despertem desejo, mas também tragam à tona a verdadeira essência da cultura nacional e um propósito para o mercado de luminárias.
Qual foi sua inspiração para a coleção MARIA BONITA?
A coleção MARIA BONITA é uma homenagem ao sertão e à mulher guerreira. São luminárias que refletem a força e a resiliência do povo nordestino, utilizando materiais nobres e elementos que remetem à cultura popular e às tradições artesanais do Brasil.
Inspirada na icônica Maria Bonita, primeira mulher cangaceira e símbolo de resistência e bravura no sertão, a coleção tem como principal destaque a luminária de piso/tótem, que combina metal, latão e vidro soprado colorido. Ela une tradição, história e significado, exaltando uma figura feminina que transgrediu padrões e exerceu um papel inédito para uma mulher na época.
Pela primeira vez, exploramos vidro soprado colorido nessa tipologia de luminária, com tons que variam do laranja ao âmbar, marrom e rosado, refletindo a paleta vibrante do céu e da paisagem do sertão ao longo do dia.
Uma extensa faixa de LED percorre a peça, criando uma iluminação quente e marcante, que ressalta o colorido dos vidros e remete ao calor do sol nordestino.
Outro detalhe especial são os acabamentos em latão, que fazem alusão às joias e pepitas de ouro — uma referência à busca dos cangaceiros por ouro e riqueza.
Maria Bonita foi companheira de um dos homens mais temidos da história sertaneja, mas seu protagonismo foi além disso: ela representava uma mulher que acumulava diferentes papéis, algo que muitas de nós ainda vivemos hoje.
Apesar de sua bravura e coragem, nunca abandonou a delicadeza — bordava lenços e cuidava do visual do bando de Lampião. Apaixonada por joias e ouro, Maria Bonita também era vaidosa (risos).
Como nasceu a itens?
A itens nasceu do meu desejo de contribuir de forma concreta para o design brasileiro, aliando identidade cultural e produção em larga escala sem abrir mão da qualidade. Minha direção criativa busca designers que emocionem através do desenho, que ousem na criação e valorizem os materiais nacionais e o trabalho artesanal.
Tudo na itens é desenhado a quatro, seis, oito mãos… Valorizamos o coletivo e projetos que reúnam diferentes repertórios. Meu propósito é perpetuar o design de iluminação com foco no Brasil, destacando nossas raízes, talentos e a riqueza dos materiais e artesãos que temos à disposição. Quero que cada peça conte uma história e emocione, trazendo um pedaço da nossa cultura para dentro dos lares.
Como foi sua trajetória até criar a itens?
Atuei em comunicação por 25 anos, sendo 15 deles dedicados ao segmento de design, arquitetura e decoração, ajudando a construir marcas e carreiras.
Desde 2014, sou representante da Maison&Objet, a maior feira de decoração do mundo, no Brasil.
Em 2015, fundei a primeira agência de talentos de design do país, incentivando jovens designers e auxiliando na relação com a indústria. No ano seguinte, nasceu a itens, a primeira marca brasileira de iluminação focada exclusivamente no design autoral nacional. Em 2019, inaugurei a primeira loja conceito da marca em São Paulo.
Como diretora criativa, seleciono designers convidados, participo da criação de todas as coleções e desenho algumas linhas especiais. Também sou responsável pelo visual merchandising da loja conceito e pela idealização de vitrines e projetos de marketing da marca.
Toda a identidade visual da itens reflete meu gosto pessoal — coisas que eu teria em casa! Acredito que o mundo não precisa de mais produtos, mas sim de produtos com propósito e significado. Se uma peça não conta uma história, para mim, não faz sentido. Gosto de me emocionar.
Qual designer está no seu radar para desenvolver uma coleção para a itens?
Segredo! (risos) Estamos sempre recebendo portfólios… Mais do que designers, buscamos materiais e histórias que nos emocionem.
Gostamos do inédito, do original, do fazer diferente. Brinco que temos dois tipos de produtos: o prêt-à-porter, de fácil entendimento, e o haute couture, carregado de significado e nem sempre um sucesso de vendas — mas que temos o dever de lançar. Às vezes para poucos, como colecionadores exigentes, mas sempre para provocar o mercado. (risos)
Quais são as novidades para o segundo semestre?
Teremos mais lançamentos e o início das comemorações dos 10 anos da marca. Já estamos presentes em 36 cidades brasileiras e vendemos para o mundo todo.
Como você se vê daqui a dez anos? E como imagina a itens?
Me vejo trabalhando, produzindo muito, realizando sonhos e contribuindo para a cultura e a arte do Brasil. Quero continuar descobrindo e elevando talentos.
A itens é uma marca que fala sobre tradição, raízes e preservação da nossa cultura. Por isso, tenho certeza de que cresceremos ao lado de nossos parceiros e clientes, fortalecendo cada vez mais o design brasileiro e fazendo do Brasil um país que se orgulha e valoriza seu legado.